Medida cautelar é válida por 30 dias
O cacique Marcos Xukuru (Republicanos), prefeito de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, foi afastado da função pelo período de 30 dias. O gestor é alvo da operação “Pactum Amicis”, da Polícia Civil de Pernambuco , que investiga os crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. As investigações começaram em abril de 2022, quando Marcos Xukuru exercia a função de secretário da cidade, e não envolvem denúncias contra a atual gestão. A assessoria do prefeito informou que entrou com um mandado de segurança contra o afastamento.
A operação cumpre um mandado de prisão, 15 mandados de busca e apreensão domiciliar e medidas cautelares de suspensão do exercício de função pública, sequestro de bens e valores, e bloqueio judicial de ativos financeiros. A Vara Criminal da Comarca de Pesqueira é a autora de todos os pedidos. As ações acontecem também nas cidades de Alagoinha e Arcoverde.
Na próxima sexta-feira (4), a Polícia Civil realizará uma coletiva de imprensa para divulgar os detalhes do caso. O delegado Jeová Miguel Filho, titular da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru (3ª DECCOR), é o responsável pelas investigações.
Em nota à reportagem, a equipe de Marcos Xukuru negou o envolvimento do prefeito e ex-secretário em qualquer prática de corrupção. A assessoria também reforçou que a investigação não envolve a gestão atual e que o afastamento atinge o cacique por ele ter exercido o cargo de secretário à época das investigações. Nas redes sociais, o prefeito alegou ser vítima de perseguição política.
As informações são do site LeiaJá