Moradores da cidade de Ibimirim, no Sertão, denunciam que a prefeitura do município está arrancando todas as árvores do centro. O trabalho teria começado nesta semana e já retirou espécimes de um canteiro central da avenida Castro Alves. Em vídeo enviado a este blog, é possível ver uma das árvores ser serrubada por um trator. A população cobra posicionamento da gestão municipal.
Procurada, a Prefeitura de Ibimirim disse que as árvores situadas na avenida fazem parte da arborização urbana e estão sob a gerência do executivo municipal, e que a legislação permite sua corta e poda, quando é necessário.
“As árvores em nossas vias públicas, exóticas ou nativas, são indivíduos isolados, não fazendo parte de nenhuma floresta, logo, a corta ou poda dessas não poderia constituir crime algum de desmatamento”, explicou a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Géssica Vasconcelos.
A gestora esclareceu que os indivíduos em questão são da espécie Senna spectabilis e sua erradicação foi necessária porque representava riscos para quem passa pelo local, uma vez que sua estrutura estava comprometida por uma infestação de cupins. “A decisão de erradicação foi tomada após criteriosa avaliação técnica e com o objetivo de garantir a segurança da população”, concluiu a diretora.
VEJA VÍDEO:
Do Blog do Magno