As comunidades escolares de todo o Brasil têm vivenciado um clima de insegurança decorrente de fatos ocorridos em algumas unidades de ensino e, principalmente, em razão da divulgação de notícias falsas.
Visando reestabelecer a normalidade e reforçar ainda mais a segurança nas escolas públicas e privadas dos municípios de Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta e Itacuruba, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar da 1°CIPM, vem adotando diversas medidas.
Encontram-se sendo realizadas diversas reuniões com representantes de órgãos públicos e privados, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação da região, para a definição das melhores estratégias a serem adotadas com a finalidade de garantir uma maior tranquilidade dos gestores, professores, pais e alunos de todas as unidades de ensino existentes na 22ª Área Integrada de Segurança.
O Programa PROVIDA, utilizado pela 1ª CIPM para o acompanhamento de pessoas ameaçadas, vítimas de violência doméstica e mediação de conflitos nas zonas urbanas e rurais foi expandido para que pudesse também alcançar as escolas e creches. No âmbito desse projeto, as diversas unidades de ensino encontram-se sendo cadastradas no projeto e passaram a receber, de forma sistemática, visitas e palestras com temas relacionados à segurança no ambiente escolar e prevenção ao uso de drogas.
Durante cada um esses eventos, são divulgados os canais de contato direto com as guarnições policiais de cada região e também do número 197, criado pelo Governo do Estado de Pernambuco e disponível 24 horas do dia para atender gestores, professores, responsáveis e alunos de todas as escolas públicas e privadas. Através desse novo canal, poderão ser comunicados suspeitas e atos violentos nas diversas comunidades escolares.
Por O Povo com a Notícia