14/12/2025 14:43

Polícia Civil de Pernambuco deflagra Operação “Silêncio Digital” contra organização criminosa de extorsão e lavagem de dinheiro

Compartilhe:

Polícia Civil de Pernambuco deflagra Operação “Silêncio Digital” contra organização criminosa de extorsão e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13), a 46ª Operação de Repressão Qualificada de 2025, intitulada “Silêncio Digital”. A ofensiva tem como foco a desarticulação de uma organização criminosa suspeita de envolvimento com crimes de extorsão mediante sequestro e lavagem de dinheiro.

Sob a coordenação da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), a operação é presidida pelo delegado Jorge Pinto, subchefe do Grupo de Operações Especiais (GOE), ligado ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

A investigação teve início em março deste ano e culminou na expedição de quatro mandados de prisão, quatro mandados de busca e apreensão domiciliar, além de ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, autorizados pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Capital.

Ao todo, 45 policiais civis — entre delegados, agentes e escrivães — estão envolvidos na execução da operação. As diligências contam com o suporte técnico da Diretoria de Inteligência da PCPE (DINTEL), do Laboratório de Inteligência Cibernética (CIBER/PCPE), e do Ciberlab do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A ação também tem apoio da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (GISO/SEAP-PE) e da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Informações adicionais sobre os desdobramentos da operação deverão ser divulgadas em momento oportuno pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil.

Via Pernambuco Notícias

Compartilhe:

Fale conosco