No último dia 6 de março, data que marca a transferência da população de Petrolândia da antiga para a nova cidade, o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP) lançou o projeto Igreja Revelada em um evento prestigiado, aberto ao público, no Centro Cultural Hildebrando de Menezes.
A palestra integrou a programação oficial da Prefeitura e foi aberta pelo prefeito Fabiano Marques, que, ao lado do vice-prefeito Rogério Novaes e do presidente da Câmara, Dedé de França, ressaltou a importância da Igreja Semissubmersa para a memória e o turismo local.
Na sequência, Paula Rubens, presidente do IGHP, conduziu a apresentação interativa, abordando o contexto histórico, as curiosidades e os detalhes arquitetônicos que fazem da igreja projetada pelo mineiro Ângelo Murgel um patrimônio não apenas regional, mas nacional.
Um dos momentos mais aguardados do evento foi a exibição da maquete digital em 3D da igreja, desenvolvida pelo estudante de arquitetura Ítalo Ewerton, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Escolhido pelo IGHP para a tarefa, Ítalo já estudava a igreja em seu trabalho de conclusão de curso. A reconstrução digital foi baseada nas plantas originais, exceto a da fachada principal, que não foi localizada, exigindo um intenso trabalho de pesquisa para sua reconstituição aproximada.
O projeto Igreja Revelada foi contemplado pelos editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e conta com apoio financeiro do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, além de recursos do Ministério da Cultura, Governo Federal. A apresentação do evento teve suporte logístico da Secretaria de Cultura de Petrolândia.
Agora, a expectativa gira em torno da divulgação da maquete nas redes sociais do IGHP, permitindo que o público conheça como esse importante marco histórico teria sido caso sua construção não tivesse sido interrompida.
VEJA FOTOS:
Fonte: Assessoria de comunicação do IGHP