22/12/2024 09:18

No Brasil, casos de dengue crescem 180% em comparação ao ano passado

Compartilhe:

Mosquito Aedes aegypti. Foto: Reprodução/Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde).

Casos de arboviroses no Maranhão neste ano já correspondem a mais de 500% do registrado em todo o ano de 2021. Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde.
No ano passado, foram registrados 1.044 casos de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, enquanto que até outubro deste ano, já são mais de 6.200 das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os aumentos mais expressivos foram de Dengue e Chikungunya.

Dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostram que o aumento de casos das três doenças pode ser percebido em todo o país. O número de casos de Dengue cresceu 180%, os de Chikungunya, 86% e os de Zika vírus, 92%.

No total, a região Centro-Oeste é que apresenta a maior taxa de incidência de Dengue; e o Nordeste, de Chikungunya. O estado do Maranhão, porém, teve aumentos muito superiores do que a média nacional.

Mayrlan Avelar, chefe do departamento de Epidemiologia e Controle de Doenças do Estado, explica que são realizadas ações educativas e também de mobilização social em apoio aos municípios, que são os responsáveis pelas atividades de prevenção.

Ainda segundo a pasta, cabe ao governo estadual monitorar o crescimento dos casos, a distribuição dos insumos e capacitar as equipes municipais. A Secretaria de Estado da Saúde, entretanto, não respondeu à nossa produção sobre as possíveis razões para o considerável crescimento no número de casos.

Agência Brasil
Blog Petrolândia Notícias

Compartilhe:

Fale conosco