22/12/2024 02:31

Motos com IPVA zero? Confira quais modelos terão o imposto zerado

Compartilhe:

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, aprovou, no último dia 27 de abril, uma medida que vai zerar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de alguns modelos de motos.

Essa lei vai valer somente para os modelos de motos de baixa cilindrada. Quem propôs essa medida foi o senador Chico Rodrigues (União-RR). Conforme o que o parlamentar disse, essa medida tem como objetivo beneficiar as pessoas com baixa renda, ou seja, das classes C, D e E, que são as pessoas que mais compram esse modelo de moto.

Ainda de acordo com o senador, as pessoas de baixa renda que compram esse modelo utilizaram para trabalhar. E ainda reforça que os R$ 300 que seriam utilizados para pagar o IPVA, poderia ajudar ainda mais dentro de casa. Esse projeto que foi aprovado no fim do ano passado pela comissão, dava o benefício para as pessoas que tivessem motos de até 125 cilindradas.

Porém, a proposta teve que ser analisada novamente, pois recebeu duas novas emendas durante o processo de votação, que teriam que ser avaliadas. As novas emendas recebidas propunham zerar o IPVA para motos de 170 cilindradas também.

E o pedido foi aceito pelo relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). O senador ainda destaca que mesmo que haja resolução que se refere a diminuição do imposto, ela não deve substituir a lei de cada região.

É possível pagar o IPVA através do cartão de crédito?

Por vários anos, esse pagamento só podia ser feito por meio de boletos bancários e ainda é a maneira mais usada pelas pessoas, na hora de pagar o IPVA. E você parcelar o valor do tributo de 3 a 5 vezes, de acordo com a região.

O que muitos não sabem é que dá sim para pagar o IPVA pelo cartão de crédito, e esse novo recurso foi criado para que tenha mais incentivo na hora de pagar esse tributo.

Fazendo com que fique ainda mais fácil e tenha mais condições na hora de quitar a dívida. Para fazer o pagamento do IPVA pelo cartão de crédito, você pode contar com taxas e parcelamentos também.

Isso vai mudar conforme a plataforma que será escolhida para pagar o tributo, ou seja, vai depender de como a sua instituição financeira vai aplicar essas taxas e quais as maneiras de parcelamento vão ser possíveis.

Por Edital Concursos Brasil

Compartilhe:

Fale conosco