25/04/2025 5:27 AM

Moraes rebate críticas dos EUA e afirma: ‘Deixamos de ser colônia em 1822’

Compartilhe:

Moraes rebate críticas dos EUA e afirma: ‘Deixamos de ser colônia em 1822’

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu nesta quinta-feira (27) às críticas do governo dos Estados Unidos sobre decisões judiciais brasileiras. Durante seu pronunciamento, Moraes enfatizou a soberania do país, lembrando que o Brasil se tornou independente em 7 de setembro de 1822.

“Nesses 73 anos de inauguração da sede oficial da ONU, é importante reafirmarmos nosso compromisso com a democracia, os direitos humanos e a igualdade entre nações. Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e, com coragem, estamos construindo uma república cada vez melhor”, declarou o ministro.

A fala ocorreu no contexto do aniversário de 73 anos da primeira reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), que, segundo Moraes, nasceu com o propósito de combater o fascismo e o imperialismo. Ele ainda reforçou o compromisso do Brasil com uma república independente e democrática.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, também se manifestou, destacando os desafios enfrentados pela Corte para evitar um colapso institucional e uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

“Nós bem sabemos o que tivemos que passar para evitar o colapso das instituições e um golpe de Estado aqui no Brasil. A tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram o golpe fracassado não haverá de prevalecer entre as pessoas verdadeiramente de bem e democráticas. O Supremo Tribunal Federal continuará a cumprir o seu papel de guardião da Constituição e da democracia”, afirmou Barroso.

As declarações reforçam a posição do STF diante das recentes pressões internacionais e reafirmam a autonomia das instituições brasileiras.

Via Pernambuco Notícias

Compartilhe:

Fale conosco