10/04/2025 3:00 PM

Megaoperação no Sertão de Pernambuco destrói 134 mil pés de maconha

Compartilhe:

Megaoperação no Sertão de Pernambuco destrói 134 mil pés de maconha

Uma grande ofensiva da Polícia Federal resultou na erradicação de aproximadamente 134 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco. A ação, realizada entre os dias 11 e 23 de fevereiro de 2025, visou desmantelar plantações da droga espalhadas por seis municípios da região. Caso os cultivos fossem colhidos e processados, poderiam render cerca de 45 toneladas de maconha no mercado ilegal.

Operação de grande porte mobiliza forças de segurança
A operação foi conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro e faz parte da estratégia da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), que atua em parceria com a Superintendência Regional da PF em Pernambuco.

Com o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), participaram da ofensiva policiais civis, militares, bombeiros e agentes penais. Além disso, duas aeronaves foram empregadas na operação – uma do Grupo Tático Aéreo da SDS e outra da Coordenação de Aviação Operacional da PF. A ação incluiu incursões terrestres e fluviais, com o uso de botes infláveis para acessar áreas de difícil locomoção.

As plantações foram localizadas nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada. O monitoramento constante da produção da cannabis é essencial para impedir a secagem e distribuição da droga.

Impacto das operações e mudança no tráfico de drogas
As sucessivas operações da PF têm reduzido a produção de maconha no estado, forçando criminosos a importar a droga do Paraguai. Esse fenômeno pode ser observado no aumento das apreensões de carregamentos vindos do país vizinho.

A erradicação de plantações impacta diretamente o tráfico, desabastecendo pontos de venda e reduzindo crimes violentos, como assaltos, homicídios e disputas territoriais. Com a proximidade do Carnaval, a escassez da droga também contribui para um período mais seguro e tranquilo, diminuindo ocorrências ligadas ao uso abusivo de entorpecentes.

Balanço das operações anteriores
Os números dos últimos anos demonstram a eficácia das operações de erradicação no estado:

2022:

🔹 1,6 milhão de pés de maconha erradicados
🔹 320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
🔹 320 plantações destruídas

2023:

🔹 618 mil pés de maconha erradicados
🔹 124 toneladas de maconha não chegaram ao mercado
🔹 168 plantações destruídas

2024:

🔹 1,37 milhão de pés de maconha eliminados
🔹 475 toneladas da droga deixaram de circular
🔹 260 plantações destruídas

Com a continuidade dessas operações, a Polícia Federal reafirma seu compromisso no combate ao tráfico, impedindo que toneladas de maconha cheguem às ruas e reduzindo a criminalidade no estado e em toda a região Nordeste.

Via Pernambuco Notícias

Compartilhe:

Fale conosco