O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde desta terça-feira (04), o primeiro grupo de oficiais-generais do Exército, Marinha e Aeronáutica promovidos em 31 de março.
Esta foi a primeira promoção que Lula participou desde que tomou posse para o seu terceiro mandato como presidente da República. Ainda neste ano, o petista receberá outros dois grupos de generais, almirantes e brigadeiros promovidos nas Forças Armadas.
A agenda desta terça reuniu, além dos 56 oficiais promovidos, o ministro da Defesa, José Múcio, e os chefes das Forças Armadas: general Tomás Ribeiro Paiva, do Exército; almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, da Marinha; e tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica.
A cerimônia ocorre num momento em que o presidente Lula traça uma estratégia de aproximação com os militares. A agenda desta terça é a sexta com representantes das Forças Armadas em um mês.
A relação entre Lula e os militares foi agravada após os atos de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais promoveram ataques na área central de Brasília, invadindo e depredando as sedes dos Três Poderes.
Um dia após os ataques, o petista chegou a afirmar que “muita gente” das Forças Armadas foi “conivente” com os atos. Após as declarações, Lula e militares concordaram em distensionar a relação e, desde março, o presidente tem aumentado o número de agendas ao lado das Forças Armadas.
Além disso, o presidente escalou o vice, Geraldo Alckmin (PSB), para coletar as prioridades de investimentos de cada uma das Forças. O vice-presidente tem deixado clara a intenção do governo de retomar os investimentos na área de Defesa.
Via PE Notícias