Na manhã desta terça-feira (4), uma comitiva composta por importantes lideranças indígenas esteve na sede da Superintendência da Codevasf em Petrolina para discutir a retomada da obra do programa Água para Todos, paralisada há mais de 10 anos. Entre os presentes estavam os caciques Marcelo Pankararu, Sarapó Pankararu, que também é Coordenador Executivo da APOINME, e Ubirajara Fernandes, além de Keno do Logradouro, candidato a vereador pelo PT em Petrolândia-PE.
Essa obra é crucial para a distribuição de água nas aldeias indígenas de Tacaratu-PE, Petrolândia-PE e Jatobá-PE, além de beneficiar áreas não indígenas de Jatobá-PE, ao exemplo: as áreas umburanas, Santa Rita, Camaratu e Bananeiras em Jatobá-PE, que estão fora da área indígena. A articulação para a retomada ganhou força após a entrega de um documento ao Presidente Lula, realizada pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), cobrando a finalização do projeto.
Segundo informações de Edilázio Wanderley, da Codevasf, já há uma empresa contratada que está em campo atualizando o projeto. A previsão é que no próximo ano seja realizada a contratação de uma empresa para finalmente concluir essa obra tão aguardada. Também participou da reunião Elijalma Augusto, gerente administrativo da Codevasf.
Por Redação | Fotos: Divulgação