Em uma manhã marcada por emoção, memória e união, familiares, amigos e membros da comunidade florestana se reuniram neste sábado (23), na Fazenda Sindicato, no Sítio Dom Vital, para a missa de um ano do falecimento de Vital Cavalcanti Novaes, ex-deputado estadual e figura emblemática do sertão pernambucano. A cerimônia ocorreu na capela construída especialmente em sua homenagem, às margens da PE-425, próximo à saída de Carnaubeira da Penha.
Durante a celebração, o conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e filho do homenageado, Rodrigo Novaes, fez um discurso emocionante que reverberou nos corações dos presentes. Em suas palavras, Rodrigo destacou o orgulho de manter viva a memória do pai por meio da construção da capela, e reafirmou seu compromisso com a cidade de Floresta.“Eu vou trabalhar até o fim, até o último dia da minha vida, para que Floresta seja exemplo de uma comunidade pacífica e harmônica”, declarou.
A fala foi também um apelo à paz e reconciliação, especialmente em uma cidade que, historicamente, carrega marcas de conflitos entre famílias tradicionais. Rodrigo Novaes reforçou a necessidade de união entre todos os florestanos, independente de sobrenome ou origem:
“Quando a gente falava que era de Floresta, todos que saem daqui sempre ouvem isso e as pessoas fazem o sinal da cruz, como se Floresta fosse uma terra sem dono, um pandemônio. Que a gente possa nutrir e alimentar essa árvore que foi plantada, dar paz entre as famílias, não só de Novaes e Ferraz, mas de todas as famílias florestanas, para que a gente consiga viver”, disse.
O legado de Vital Novaes
Vital Novaes teve uma trajetória política marcada pelo amor e compromisso com o sertão e grande espírito público. Como deputado estadual, atuou firmemente na defesa dos interesses da região, levando infraestrutura, fortalecendo a agricultura familiar e lutando por justiça social. Era reconhecido pelo seu diálogo firme, porém respeitoso, e pela dedicação à causa pública.
Conhecido pela sua capacidade de promover a conciliação, Vital buscava sempre o entendimento entre as partes e acreditava na força da educação e do trabalho como instrumentos de transformação social. Sua atuação ajudou a consolidar um novo ciclo político em Floresta, baseado em valores como respeito, honestidade e serviço ao povo.
Memória e continuidade
A missa de um ano não apenas resgatou a importância histórica de Vital Novaes, mas também serviu como símbolo da continuidade de seu legado nas ações e compromissos do filho, Rodrigo Novaes, que vem mantendo vivo o ideal de paz e progresso para Floresta.
O evento reforçou o quanto a figura de Vital permanece viva na memória da população e reafirmou um desejo coletivo: o de uma cidade mais unida, justa e solidária, valores que ele sempre defendeu.
Via Blog do Elvis | Do Blog Ponto de Vista
































