04/02/2026 06:03

Jatobá-PE, Realiza Curso de Curtimento de Couro de Tilápia para Artesãs em Parceria com UNEB e Prefeitura Municipal

Compartilhe:

Em um passo importante para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para artesãs locais, a Prefeitura Municipal de Jatobá-PE, em parceria com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Campus VIII, promoveu o Curso de Curtimento de Couro de Tilápia (2ª ETAPA0. Essa iniciativa, inédita na região, busca transformar o couro da tilápia, um resíduo da pesca, em matéria-prima para o artesanato local, trazendo benefícios econômicos e ambientais.

Dra. Raquel Marques, Engenheira de Pesca e apoiadora do projeto, destacou a importância do curso para o município. “Jatobá, através da Prefeitura Municipal e da UNEB, recebe em primeira mão essa etapa de curtimento do couro de tilápia, um curso muito desejado para a nossa cidade, que é a capital da tilápia. Agradeço à professora Suzana por abrir as portas da UNEB e trazer esse conhecimento que gera desenvolvimento e renda para nossa região,” declarou Raquel.

A professora Suzana Luz, representante do curso de Engenharia de Pesca da UNEB, falou sobre a relevância do curso para a comunidade de artesãs que aguardava essa oportunidade desde 2021. “É uma forma sustentável de aproveitar integralmente o peixe produzido no município. Desejo que todas as artesãs de Jatobá possam aplicar essa técnica e, quem sabe, tornar-se referência nacional em artesanato sustentável,” afirmou Suzana.

Ana Lima, presidente da ARTEJA, Associação de Artesanato de Jatobá, celebrou a realização do curso e o impacto positivo para os artesãos locais. “Estamos muito felizes e gratos à Prefeitura por essa oportunidade. Trabalhar com o couro de tilápia era um sonho. Tenho certeza de que nos dedicaremos a levar o nome de Jatobá para o Brasil e o mundo,” declarou Ana.

Raquel, uma das artesãs participantes, também expressou entusiasmo. “Esse é o início de um sonho realizado. Espero que no próximo ano nossos artesanatos estejam na Fenearte em Recife, a maior feira da América Latina,” disse com esperança.

O curso representa um avanço significativo para o artesanato de Jatobá, mostrando como a inovação e a sustentabilidade podem fortalecer a cultura local e expandir a visibilidade da cidade como polo de artesanato sustentável.

VEJA VÍDEO:

Por Redação | Informações e vídeo: Assessoria da Prefeitura de Jatobá – Instagram

Compartilhe:

Fale conosco