Foto: Thais Estevam | SAS
A Aldeia Caldeirão do Povo Pankararu, em Jatobá, é palco de um momento histórico para a segurança alimentar com a inauguração, nesta quarta-feira (30), da Cozinha Comunitária Raízes Indígenas pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), em importante parceria com a Prefeitura de Jatobá. A nova unidade, inédita no Norte e Nordeste do Brasil, representa um importante equipamento para garantir acesso regular a refeições nutritivas para a comunidade.
A governadora participou da inauguração e, em seguida, esteve presente em um ato realizado na comunidade, onde foi montado um palanque para recepcioná-la. Ela foi recebida pelo prefeito de Jatobá, Rogério Ferreira, pelo vice-prefeito Eraldinho da Padaria, pelos indígenas Pankararus e por moradores da região.
O evento também contou com a presença de diversos prefeitos do entorno, lideranças políticas e do Deputado Federal Clodoaldo Magalhães, e do Deputado Estadual Fabrizio Ferraz.
A Cozinha Comunitária Raízes Indígenas é a 197ª cozinha solidária do estado e faz parte do programa Bom Prato. Segundo o governo estadual, mais de 13 milhões de refeições já foram distribuídas em todas as unidades do programa.
“Esta cozinha representa o reconhecimento da resistência do povo Pankararu. Nosso compromisso é construir um Pernambuco mais justo, onde cada um viva feliz no seu chão. Estamos garantindo comida de qualidade chegando na mesa das famílias, respeitando aos valores culturais indígenas, beneficiando, sobretudo, as mulheres e as crianças, com esta política tão importante de combate à fome no nosso Estado”, afirmou a governadora durante a cerimônia de inauguração.
“Estamos lutando, junto aos nossos vereadores, deputados e à governadora, para melhorar a vida do nosso povo — inclusive daqueles que historicamente foram invisibilizados. Hoje, começamos a ver as vulnerabilidades diminuírem, graças à atuação responsável de um governo que trabalha com seriedade”, destacou o prefeito de Jatobá, Rogério Ferreira. O prefeito ainda agradeceu a presença de representantes indígenas, vereadores, lideranças regionais e moradores, ressaltando que o povo Pankararu está unido em prol de melhorias reais para sua comunidade.
Inicialmente, a cozinha oferecerá refeições no horário do almoço, com planos de expansão para incluir também o jantar. A cozinha contará com uma equipe composta por dois cozinheiros, um auxiliar, um coordenador(a) e uma nutricionista, que serão responsáveis pela preparação das refeições balanceadas e culturalmente relevantes para atender às necessidades da população da aldeia.
Para o Secretário Executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, a inauguração tem um significado importante para a gestão Raquel Lyra: “A inauguração da Raízes Indígenas é um momento de alegria e significado para o Governo do Estado. É a concretização do nosso compromisso em levar segurança alimentar para todos, respeitando e valorizando a riqueza cultural dos povos originários, e ser a primeira Cozinha Comunitária em território indígena do Norte e Nordeste nos enche de orgulho e reforça a importância de políticas públicas que considerem as especificidades de cada comunidade.”
Com a inauguração, o Programa Bom Prato chega à marca de 197 cozinhas comunitárias em todo estado, sendo 142 implantadas na atual gestão. Além disso, o programa já distribuiu mais de 13 milhões de refeições, consolidando-se como uma das principais políticas de segurança alimentar de Pernambuco. Cada unidade recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e equipamentos e mais R$ 20 mil mensais de repasse via cofinanciamento estadual para custeio.
VEJA VÍDEO:
VEJA FOTOS:
Por Redação com incormações da Assessoria da Governadora | Fotos: Ana Paula, Alex Santos e Assessoria da Câmara de Jatobá





















































































