No dia 08/03, teve o primeiro encontro de formação para a Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, que será a 1⁰ escola de Pernambuco a aderir as práticas e manejo do Sisteminha Embrapa UFU FAPEMIG nas matérias de sua grade curricular, como matemática, química, física, biologia e outras.
Itacuruba – PE se torna a primeira cidade no estado de Pernambuco a aderir as práticas do Sisteminha Embrapa para enriquecer sua grade curricular. Serão instalados duas unidades do Sisteminha Embrapa na Escola Luiz Pereira Leal com recursos financeiros do Deputado Túlio Gadelha em parceria da Associação PROVIDA, esse sonho será realidade em Pernambuco.
A Técnica do Sisteminha Embrapa UFU FAPEMIG, Claudia Leal, vem trabalhando já a algumas semanas na preparação dos 65 professores e servidores da escola indígena, abordando temas como “A importância da escola no campo e sua metodologia”. Os professores passarão por capacitação como: Caprinovinocultura (manejo, alimentação, higiene e profilaxia); interações químicas do tanque de tilápias; manejo adequado para produção de galinha de corte e postura; resgate da vida do solo; compostagem; produção de húmus; plantio adequado de vegetais.
Todos os professores serão certificados pela CREATIVE Projetos e Assessorias, pela Técnica do Sisteminha Embrapa e estudante de agronomia Claudia Leal e pelo idealizador do Sisteminha Embrapa UFU FAPEMIG Luiz Carlos Guilherme.
Claudia Leal afirma que várias medidas estão sendo adotadas para que a escola possua o máximo de conteúdo possível e assim podendo ser replicada no estado de Pernambuco, para isso contamos com a parceria da embrapa semiárido, participação de Doutora Salete, do Zootecnista do Sisteminha Espaço Plural Márcio Fabrício, apoio de Karla Caetano de Flores de Goiás, do próprio Luiz Guilherme da Embrapa Cocais e de Fabrício Bianchini da Embrapa Alimento e Território.
Por Assessoria da Associação PROVIDA