Após gastar meio milhão de reais, o Governo de Pernambuco abandonou a reforma do Antigo Batalhão em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A empresa Construtora Assis Lopes LTDA EPP era a responsável pelo serviço na cidade e paralisou a obra no início deste ano. Mesmo após denúncia do Blog do Elvis, o governo na época não justificou e nem sequer se posicionou sobre o motivo de uma obra tão importante ser paralisada assim.
Infelizmente a obra em R$ 4 milhões ainda não tem sequer previsão de quando será concluída. Até mesmo as placas de identificação da obra foram removidas. De acordo com o projeto, o Antigo Batalhão contará com construção de teatro anexo a estrutura do prédio com 225 lugares, área administrativa, camarins, banheiros e áreas técnicas. Quando estiver pronto, o prédio deverá se tornar um Centro Cultural do município para receber turistas e moradores interessados em conhecer a história da cidade.
SOBRE O PRÉDIO – Localizado na Praça Major João Novaes, o prédio centenário do Antigo Batalhão foi tombado no ano de 2016. Ele começou a ser construído no ano de 1912 e abrigou o 3º Batalhão da Força Pública. Também conhecido como ‘pensionato’, foi usado pela polícia da época para combater Lampião e seus cangaceiros. Anos mais tarde o prédio foi desativado. O local também chegou a abrigar cursos e até um pensionato para estudantes.
Matérias relacionadas:
Antigo Batalhão vai ganhar Centro Cultural com teatro em Floresta, PE
Comunidade pede restauração de prédio histórico da época de Lampião em Floresta, PE
Governo de Pernambuco paralisa mais uma vez reforma do Antigo Batalhão em Floresta
Antigo Batalhão vai virar centro cultural em Floresta, no Sertão
Veja a planta baixa do projeto de reforma do Antigo Batalhão em alta resolução obtida com exclusividade pelo Blog do Elvis:
Confira nas fotos abaixo como se encontra o prédio atualmente:
Via Blog do Elvis/NE10