Em publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14), o Governo de Pernambuco anunciou a transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.
Segundo o texto do Diário Oficial, por determinação do governador Paulo Câmara, o ponto facultativo será em 14 de novembro, uma segunda-feira, véspera do feriado da Proclamação da República, em portaria do secretário da Casa Civil de Pernambuco, José Neto (PSB). A medida pode desestimular os servidores estaduais de viajarem no segundo turno da eleição, justificando a ausência de voto.
A mudança vale para todas as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão.
Analistas nacionais apontam que a abstenção, em tese, pode favorecer um dos candidatos à Presidência.
Integrantes da campanha de Jair Bolsonaro (PL) pretendem intensificar a campanha para diminuir a abstenção de eleitores. Os feriados dos dias 28 de outubro (dia dos Servidor Público) e 2 de novembro (Finados) viraram preocupações para o segundo turno das eleições.
Via Didi Galvão