22/12/2024 04:00

Famílias do sertão de Pernambuco celebram 24 anos de paz com missa no distrito de Riacho pequeno em Belém do São Francisco

Compartilhe:

Famílias do sertão de Pernambuco celebram 24 anos de paz com missa no distrito de Riacho pequeno em Belém do São Francisco

As famílias Russo, Claudio, Nogueira, Araquan e Benvindo, que entre os anos de 1980 e 1990 viveram momentos de dor com confrontos sangrentos, celebram a paz conquistada e ensinada para as futuras gerações. Os lideres dessas famílias se encontraram em 1999 para dar inicio a construção da tão sonhada paz, ainda hoje eles se reúnem para relembrar a produção do encontro e o quanto é importante à manutenção da boa convivência entre todos e de um bom dialogo entre amigos.

Este ano é celebrado o 24º encontro da paz entre as famílias, como acontece todos os anos uma missa é celebrada. O encontro entre membros das famílias Russo, Claudio, Nogueira, Araquan e Benvindo, foi no Distrito de Riacho Pequeno no Município de Belém do São Francisco. Por lá esteve Joselito Nogueira, líder da família Nogueira; Barná Russo, líder da família Russo; Rogerio Carlos, líder da família Araquan; Paulo Gonçalves, líder da família Claudio e José Neto, líder da família Benvindo.

Integrantes das famílias Nogueira, Russo, Araquan, Claudio e Bem-vindo, estiveram reunidos neste domingo (15) no Distrito de Riacho Pequeno, para comemorar o acordo de PAZ que foi feito pelos seus líderes no ano de 1999. Essas famílias passaram vários anos em conflito armado, vidas foram ceifadas e famílias inteiras destruídas. Motivados pelo ódio, o rancor e desejo de vingança, os membros dessas famílias foram responsáveis pela produção de destruições ao longo de muitos anos.

Num determinado dia o agricultor Barná Russo, Rogério Araquan, Joselito Nogueira e José Neto Bem-vindo, resolveram se desarmar em todos os sentidos e sentar a mesa para tratar do futuro das cinco famílias e do sertão pernambucano. Todos eles se desfizeram de sentimentos produtores da destruição, alimentados pelo amor deram início a construção de um Processo de Paz que foi alcançada pelas famílias diretamente envolvidas no conflito e por todos os sertanejos de Belém do São Francisco e Cabrobó.

Via Didi Galvão

Compartilhe:

Fale conosco