Vereador Said Sousa em discurso no Plenário da Câmara Municipal de Petrolândia/Foto: Beto Designer
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia-PE do dia 25 de agosto de 2021, o vereador Said Souza (Podemos), em seu discurso no Plenário Ver. Pedro Cavalcante da Silva iniciou sua falando sobre o adiamento da votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O vereador que é presidente da comissão, também justificou seu voto contrário à aprovação da LDO.
O vereador Said Souza disse em sua fala que antes de ser votado, tal projeto deveria ter passado por algumas etapas como debates, audiências públicas e consultas públicas, o que segundo ele, não aconteceu. Said disse: “Como presidente da comissão eu voltei não, sou contra. Votei não e continuo votando não, até o momento que ela se adéqua […] Estatuto da cidade e desenvolvimento urbano, tá aqui o porque que eu voto não. Ler pra vocês, capítulo 4 artigo 43, para garantir a gestão democrática da cidade, deverão ser utilizados entre outros os seguintes instrumentos, debates, audiências públicas e consultas públicas e nada disso perfeito” justificou o vereador do Podemos.
O vereador leu vários documentos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que orientam os procedimentos obrigatórios a serem adotados no que se refere a LDO e criticou o que nas palavras dele, “colocam pra assinar”: “Conseguimos observar vários fatores que envolve a LDO que é o nosso plano. Por isso, que eu digo e peço as nobres que devemos ter uma certa desconfiança do que nos colocam para assinarmos. Porque realmente de fato é um pouco complicado. […] Said, quem disse tudo isso? Os municípios utilizem de demais orientações para realizações de reuniões, vídeo conferências e encontros em ambientes virtuais disponível no sítio eletrônico da CNM” disse Said.
Assim como na última sessão, o vereador criticou os demais vereadores pelo arquivamento de um outro projeto, dessa vez o projeto n° 1299/21 que trata da obrigatoriedade da participação popular na gestão pública municipal. O vereador também disse que não está na Câmara para agradar nem o prefeito, nem os vereadores, mas pra agradar primeiramente a Deus: “Tudo isso que tá acontecendo poderia ter sido evitado se em 4 de abril de 2021 os senhores tivessem aprovado esse projeto de lei, se os senhores tivessem aprovado esse projeto de lei de número 1299/2021 que é estabelecer a obrigatoriedade da participação popular na gestão pública do nosso município de Petrolândia […] Eu não tô aqui para agradar prefeito não, presidente! Eu não tô aqui para agradar vereadores! Eu tô aqui para agradar quem me colocou aqui. Primeiramente Deus, segundo a população” finalizou Said Souza.
Acompanhe na íntegra o discurso:
Redação: Ronald Torres | Foto: Beto Design | Gravação de Imagens: ASCOM da Câmara | Edição de imagens: Alex Santos