Esta ilustração mostra a espaçonave Lucy passando por um dos asteroides troianos perto de Júpiter/Southwest Research Institute
Neste domingo (16), uma espaçonave chamada Lucy estará no céu – mas sem diamantes.
A espaçonave Lucy da Nasa contornará a Terra, chegando a apenas algumas centenas de quilômetros de nós em sua jornada para os distantes asteroides troianos de Júpiter.
A espaçonave passará a 220 milhas, mais de 350 quilômetros, acima da superfície da Terra na manhã de domingo, no horário local, de acordo com um comunicado de imprensa da Nasa. E alguns observadores sortudos poderão localizar Lucy da Terra, diz a Nasa.
A espaçonave será visível do oeste da Austrália por volta das 6h55, no horário local. Mas vai desaparecer depois de alguns minutos.
Às 7h26 no horário local, deve ser visível no oeste dos Estados Unidos – o céu precisa estar limpo e os observadores precisam de um par decente de binóculos.
Chegar tão perto da Terra exigirá que a espaçonave navegue em uma área densa com satélites e detritos. A Nasa está implementando procedimentos especiais para evitar que Lucy bata em qualquer coisa em sua jornada.
Our #LucyMission will fly past the Earth at about 7am ET (1100 UTC) this Sunday, Oct. 16—and it’ll be close enough to spot from parts of Australia and the western United States!
If you’ll be watching, share your photos with the #WaveToLucy hashtag: https://t.co/fgu8yfgAbZ pic.twitter.com/1iwhgEupOJ
— NASA (@NASA) October 13, 2022
A espaçonave passará pela Terra um total de três vezes durante sua missão. Entrar na órbita da Terra ajuda a dar a Lucy um impulso necessário para continuar em seu caminho.
“A última vez que vimos a espaçonave, ela estava sendo fechada na carenagem de carga útil na Flórida”, disse Hal Levison, investigador principal de Lucy no escritório do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado, referindo-se a um cone protetor usado durante os lançamentos.“É emocionante podermos estar aqui no Colorado e ver a espaçonave novamente. E desta vez Lucy estará no céu.”