No último dia 5 de setembro de 2024, foi realizado o curso “Buchada de Tilápia – Delícias da Nossa Terra” na sede da Associação Café com Arte, em Petrolândia-PE. O evento, que aconteceu das 8h às 12h, contou com a participação de moradores e entusiastas da culinária local, que puderam aprender a preparar a famosa Buchada de Tilápia, criação de Fátima Belém (Fafá), presidente da associação e responsável por ministrar o curso.
Após a aula prática que contou com a participação de Alba do Peixe, no dia seguinte (6/9) os participantes foram para um almoço de degustação no Balneário e Roça do Samyr, onde puderam saborear o prato típico que também contou com a presença de convidados. A iniciativa faz parte de um projeto incentivado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Petrolândia, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O curso destacou a importância da valorização da culinária local e da tradição gastronômica de Petrolândia, incentivando a criatividade e o empreendedorismo na região.
A História
A Buchada de Tilápia nasceu em uma das edições da Exposhow, tradicional feira da Agricultura Familiar realizada em 2011. Na ocasião, a programação promoveu para os participantes oficinas de beneficiamento de Tilápia. Durante a capacitação, Fátima Belém sugeriu ao facilitador usar a pele da Tilápia para fazer buchada. Uma mistura de gozação e interesse tomou conta da turma naquele momento. O facilitador do curso, no entanto, incentivou a criação do prato. Aos poucos, Fátima foi encontrando a melhor forma de preparar a receita. Descobriu, por exemplo, que o melhor era desidratar a pele e costurar previamente com o auxílio de uma máquina de costura, deixando-a higienizada e pronta para o preparo do prato. Ao apresentar o prato na programação do evento Oficina do Sabor, em Triunfo, no Sertão Central, a cozinheira consolidou a criação e a receita criou fama na região. As peles de Tilápia usadas nas receitas são conseguidas em parceria com os comerciantes locais que vendem o produto do Mercado Municipal. Fátima Bélem, que além de cozinheira, é presidenta da Associação de Mulheres Café com Arte, está empenhada, juntamente com a equipe, em lutar para que a Buchada de Tilápia seja considerada patrimônio cultural imaterial de Pernambuco.
VEJA O VÍDEO:
VEJA FOTOS:
VEJA MAIS FOTOS CLICKANDO NO LINK ABAIXO:
https://drive.google.com/drive/folders/1BpaZAMUWf2rZMr_sUJdyuw05nnl5JqP3?usp=sharing
Por Redação | Fotos e Vídeo: Alex Santos