Quando se fala em eleições na ‘Terra dos Tamarindos’ logo é citado os sobrenomes Ferraz e Novaes, membros dessas duas importantes famílias da política pernambucana tem travado embates acirrados nos últimos pleitos. Na eleição de 2022 Floresta elegeu 3 deputados estaduais, com Rodrigo Novaes chegando ao 4º mandato seguido. Foram eleitos os deputados, Fabrizio Ferraz e Kaio Maniçoba. Na disputa de 2022 Rodrigo foi o mais votado com 5.728 votos; seguido de Kaio com 5.553 e na sequência Fabrizio com 4.078 votos.
Rodrigo está fora da disputa uma vez que é atualmente Conselheiro do Tribunal de Contas, ele tem alinhamento político com Fabrizio Ferraz. O cenário atual aponta disputa entre Kaio e Fabrizio, resta saber quem vai levar a melhor e quem vai herdar os votos de Rodrigo. Na eleição de 2024 Rodrigo e Frabrizio estiveram juntos contra a prefeita Rorró Maniçoba, a mãe de Kaio levou a melhor e foi reeleita vencendo o candidato de Rodrigo e Fabrizio com diferença de 336 votos.
Na contagem final dos votos em 2022 o ex-deputado Rodrigo Novaes mais uma vez levou a melhor, foi reeleito com 85.107 votos; o segundo mais votado em todo estado entre os três foi Fabrizio Ferraz com 48.794 votos, já Kaio Maniçoba foi eleito com 45.791 votos. Quando somada a votação dos três concorrentes da politica na cidade de Floresta, juntos eles tiveram 179.811 votos em todo estado de Pernambuco. Demonstração clara da força de Floresta, na politica em todo estado de Pernambuco.
A eleição de 2026 servirá como um verdadeiro divisor de águas para o agora conselheiro do TCE e os deputados, Kaio Maniçoba e Fabrizio Ferraz. Além dos quase 6 mil votos que Rodrigo teve em Floresta, resta saber qual a distribuição a ser dada dos 85 mil votos que ele teve em 2022. É importante lembrar que a votação na Alepe para conselheiro segue alguns acordos políticos, só para refrescar a memória dos pernambucanos, nenhum dos aprovados cumpriu com o que foi acordado no processo.
Via Didi Galvão