A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou na quarta-feira, 27 de agosto, uma operação em Itacuruba, no Sertão do Estado, que resultou na recuperação de 70% do volume de água necessário para abastecer o município. A ação contou com o apoio das polícias Civil e Militar.
Durante a fiscalização, foram identificadas e cortadas cinco ligações clandestinas, consideradas responsáveis por grande parte do déficit no abastecimento da cidade. Três pessoas foram presas em flagrante. Segundo a Compesa, esta foi a operação com maior percentual de recuperação de vazão já registrada pela companhia.
Os pontos irregulares estavam localizados na adutora que liga a captação à Estação de Tratamento de Água (ETA). Dois deles abasteciam imóveis, outros dois eram usados para irrigação e um servia para a piscicultura, com criatório de peixes em larga escala.
Com a retirada das ligações, a cidade registrou, já na quinta-feira (28), abastecimento contínuo, sem necessidade de rodízio. O volume recuperado equivale a sete litros por segundo, o que representa 605 caixas d’água de mil litros por dia, quantidade suficiente para atender quase 80% da população de Itacuruba.
A ação foi coordenada pela Gerência de Inteligência Patrimonial da Compesa, em parceria com a Unidade de Negócio local e a Gerência de Produção do Sertão.
Via Portal de Prefeitura
































