22/12/2024 17:53

Cláudia Leal da Associação PROVIDA, ganha destaque com a implantação de 13 unidades do Sisteminha EMBRAPA em Inajá, e participa de entrevista no Canal Dona Kaetana no YouTube [Vídeo]

Compartilhe:

 

Na última quarta-feira (14) a coordenadora e vice-presidente da Associação PROVIDA – Claúdia Leal, participou de uma entrevista em LIVE no You Tube com Karla Caetano, responsável pelo Canal Dona Kaetana que tem mais de 40 mil seguidores, e tem seu conteúdo de destaque a subsistência e preservação, tanto da natureza como das relações humanas. 

Durante a entrevista Cláudia Leal falou sobre a implantação de 13 unidades do Sisteminha EMBRAPA, onde modificou a vida de algumas famílias na pequena cidade de Inajá no Sertão de Pernambucano, trazendo assim novas perspectivas de vidas a famílias do lugar.

Assista a entrevista na íntegra:

SOBRE O SISTEMINHA

O “Sisteminha” constitui-se em um sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido para gerar segurança e soberania alimentar para seus usuários. O elemento central da solução tecnológica é a criação de peixes, em um tanque, com sistema de recirculação e filtragem. O sisteminha tem como principais vantagens o baixo custo de investimento inicial; É uma solução integrada, que pode ser facilmente adaptada às necessidades, experiência, preferências do produtor e condições edafoclimáticas e de mercado local; É apropriada para pequenos espaços (a partir de 100 m2), em áreas urbanas e rurais; e é uma solução dimensionada para atender às necessidades nutricionais de uma família de quatro pessoas, no atendimento às recomendações nutricionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). A tecnologia é fundamentada em quatro princípios: 1) miniaturização, 2) replicabilidade, 3) escalonamento da produção, 4) segurança alimentar e nutricional. O tanque pode ser construído de forma artesanal, com materiais disponíveis na localidade (madeira, adobe, papelão, palha, pedra, pneu), de alvenaria, placas pré-moldadas ou outros materiais. O Sisteminha possui atualmente 15 módulos, sendo eles: 1. Produção de peixes, 2. Produção de ovos de galinhas; 3. Produção de frangos de corte; 4. Produção de minhocas; 5. Produção vegetal (carboidratos, hortaliças, chás e temperos; frutíferas e madeireiras); 6. Produção de composto; 7. Produção de ovos de codorna; 8. Produção de porquinhos da Índia; 9. Aquaponia; 10. Produção de larvas de moscas; 11. Produção de ruminantes; 12. Produção de suínos; 13. Biodigestor; 14. Sistema de tratamento de água potável; 15. Carvoaria artesanal. O Sisteminha não é uma tecnologia isolada em si, mas um “pacote” de soluções tecnológicas integradas, com muitas possibilidades de combinações. O módulo básico é a piscicultura e cada produtor adota os módulos disponíveis de acordo com seus interesses. A tecnologia desenvolve-se aos moldes da inovação aberta, com a forte participação dos beneficiários moldando o desenvolvimento e evolução da tecnologia. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Por Redação/Informações: Assessoria da Associação PROVIDA

Compartilhe:

Fale conosco