As fortes chuvas que vem caindo em todo Sertão de Pernambuco, tem causado situações mais graves em alguns municípios. Um dos que registram maiores consequências é Orocó no Sertão do São Francisco, com medo do que podem acontecer famílias estão deixando suas casas por conta do volume de água.
Desde o início das chuvas no interior do estado na última semana, Orocó tem um acumulado de 242,8mm segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O suficiente para provocar uma série de transtornos tanto na zona urbana como principalmente na zona rural.
Desde as primeiras horas desta terça-feira (22), o Blog tem recebido imagens de famílias que deixam suas residências em busca de abrigo seguro. Fato que se repete na cidade e no Projeto de Irrigação Zé Preá (Brígida), onde as famílias saem em mudança em busca de segurança.
Nesse momento de dificuldade e temendo que algo pior possa acontecer, as famílias estão se ajudando e caminhões começam a buscar essas mudanças para que as chuvas não acabem provocando uma tragédia, pois estruturas de residências já estão sendo comprometidas.
Temos também relatos que a produção agrícola já está sendo afetada devido ao grande volume de água, e que se o nível não baixar nos próximos dias, lavouras serão perdidas por completas.
O Blog do Didi Galvão manifesta solidariedade às famílias que estão passando por esse momento de dificuldade, como também aos produtores que estão na esperança de não perderem suas lavouras, ao tempo que cobramos das autoridades competentes, seja a Prefeitura de Orocó e ainda o Governo de Pernambuco, que possam está realizando esforços para amenizar o sofrimento da população.
Por Didi Galvão