Uma tempestade acompanhada de chuva de granizo em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, chamou a atenção dos moradores pela atipicidade do evento. A Agência Pernambucana de Águas e Climas explica como o fenômeno se forma e porquê atingiu o município.
Fenômeno incomum no estado
Moradores que presenciaram a tempestade ficaram surpresos diante da ocorrência em uma região marcada por calor, sol no litoral e seca no sertão. Além da chuva, houve ventania forte e pedras de gelo (granizo) para acompanhar.
Como o granizo se forma
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o granizo ocorre durante chuvas intensas associadas a nuvens cumulonimbus, em que fortes correntes de ar ascendente transportam gotículas de água para regiões de temperaturas muito baixas, provocando seu congelamento.
As pedras de gelo podem acumular camadas até atingir peso suficiente para cair ao solo. O fenômeno é favorecido por calor intenso, instabilidade atmosférica e grande diferença de temperatura entre a superfície e camadas mais altas da atmosfera, explicam os meteorologistas.
Apesar da raridade, o episódio não indica necessariamente uma mudança climática, mas é consequência das condições atmosféricas que combinam calor e instabilidade no estado.
Assista aos vídeos na TV Jornal
Por Portal JC UOL
































