Foi inaugurado nesta quarta-feira (22) o Centro de Ciência e Saberes Anciões do Ouricuri, localizado na Aldeia Taboa Pankararu, no Brejinho da Serra, zona rural de Petrolândia, Sertão de Pernambuco. O espaço nasce como um movimento étnico de valorização dos conhecimentos ancestrais, reafirmando a força e a resistência dos povos originários na preservação de suas tradições, espiritualidades e identidades.
Mais que um local físico, o Centro representa um território simbólico de saberes vivos, onde a arte, o sagrado e a ancestralidade se entrelaçam como formas de resistência e expressão cultural.
“A arte nos identifica na história como guardiões de saberes integrados aos encantos do sagrado. Nossa cultura é viva, forte e detentora de valiosas contribuições para a humanidade. Seguimos no movimento da arte e identidade étnica. Somos humanos, somos diferentes, somos povos da terra”, ressaltaram os representantes da Aldeia Taboa Pankararu.
O novo centro surge como símbolo de continuidade da luta dos povos Taboa Pankararu pela preservação da memória, da identidade e dos saberes tradicionais, fortalecendo o diálogo entre passado, presente e futuro.
Por Redação | Fotos: Divulgação






























