A canoa de tolda Luzitânia faz parte da história do rio São Francisco. Construída na década de 1920, ela foi usada por Lampião e seu bando de cangaceiros, que viveram pela região nos anos finais de vida.
Tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio histórico nacional em dezembro de 2012, a embarcação está parada há dois anos e meio.
A embarcação, usada por Lampião, pertence à ONG Sociedade Canoa de Tolda e foi vítima de uma subida de nível do rio gerada pelo aumento da vazão da hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe.
A canoa ficou submersa em janeiro de 2022 e precisou passar por uma operação de resgate. A embarcação, por decisão judicial, foi levada para Traipu e agora espera ser levada para uma oficina para poder voltar a navegar no maior rio 100% brasileiro.
O caso foi parar na Justiça, e no último dia 10, o juiz da 3ª Vara Federal de Sergipe, Edmilson da Silva Pimenta, deu um prazo de 90 dias para que a canoa seja removida até Penedo, onde deve ser reformada e devolvida ao seu dono.
História
A canoa é uma peça única no patrimônio cultural naval brasileiro. Segundo a ONG, ela é um dos dois últimos exemplares do tipo no Baixo São Francisco (entre Alagoas e Sergipe), sendo a única fielmente restaurada.
Esse tipo de embarcação é uma herança de diversas tradições navais, europeias, africanas, asiáticas e nativas, e tem esse nome devido à cobertura em madeira na zona da proa.
LAMPIÃO USOU A EMBARCAÇÃO PARA AGIOTAGEM
As canoas faziam o transporte de mercadorias na região do Baixo São Francisco no passado, tendo expandido sua zona de navegação para os submédio e médio São Francisco, nas décadas de 1940 a 1960. Esse tipo de barco, ressalte-se, só existe no Brasil. Na época do cangaço, o barco se chamava Rio Branco.
“Ela foi o mais significativo objeto usado aqui na fase sedentária de Lampião, que foram seus últimos 10 anos, quando ele fazia também agiotagem. Ele tinha por aqui terras e canoas, que faziam transporte”, Carlos Eduardo Ribeiro Junior, fundador e presidente da ONG Canoa de Tolda.
Ele lembra que a canoa foi a primeira embarcação tombada no Brasil. “Demos entrada com o processo no Iphan ainda em 2000”, diz.
Em 2007, após um rigoroso processo de restauro que durou 10 anos —e foi feito com mestres carpinteiros navais—, a canoa voltou a navegar e passou a ser usada em expedições de monitoramento ambiental. Ela estava prestes a começar a navegar quando foi atingida pela subida de nível do rio.
Fonte: UOL