Presidente da República, Jair Bolsonaro – FOTO: ISAC NÓBREGA/PR
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez elogios ao ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, e disse, sem mencionar nomes, que a prioridade nas eleições de 2022 será eleger senador e deputados federais aliados no estado.
“Não vou dizer que vou disputar a reeleição, até lá tudo pode acontecer. Um cargo como o meu precisa buscar aliados pelo Brasil, se bem que não tive em 2018, meu grande aliado foi o povo brasileiro. Tenho um ministro de Pernambuco, o Gilson Machado, uma pessoa que me traz informações do Estado, converso com ele, discutimos bastante, mas, caso dispute a eleição, tenho interesse em uma bancada de deputado federal e de senadores”, afirmou Bolsonaro.
“Interessa governador? Interessa. Mas, ficaria em segundo plano, até porque não consegui, até o momento, um partido para dizer que vamos disputar as eleições. O nosso compromisso é esse, deixo o Governo do Estado para segundo plano”, frisou Bolsonaro.
Em Pernambuco, Gilson Machado, mencionado por Bolsonaro, é cotado para a disputa de senador em 2022.
Já para deputado federal, o nome mais ligado ao presidente em 2018, Luciano Bivar, deverá tentar a reeleição, no entanto, está afastado de Bolsonaro. Com isso, a tendência é de novos nomes surgirem até o ano que vem.
Para o Governo de Pernambuco, são aliados ao governo Bolsonaro os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e de Petrolina, Miguel Coelho (DEM). Já a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), tida como uma das possíveis candidatas, é mais afastada de Bolsonaro e o seu partido deverá ter candidato próprio a presidente.
Do Blog do Jamildo