A Associação de Criadores de Peixe da Serra, localizada na Sítio Brejinho da Serra, da etnia Pankararu, no município de Petrolândia-PE, foi contemplada pelo Edital Geral da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) do estado de Pernambuco, na Categoria 2: Economia Criativa e Solidária, com o projeto intitulado “Economia Criativa Repassando os Saberes”.
Como parte da execução do projeto, a associação realizou, no dia 16 de junho de 2025, um Workshop Interativo que contou com a participação de alunos e do corpo docente da Escola Estadual Indígena Xucuru Kariri, acompanhados do cacique Mair, que liderou e interagiu com os estudantes em debates sobre práticas sustentáveis de piscicultura.
Durante a atividade, os visitantes conheceram a história de superação da associação e vivenciaram, na prática, o beneficiamento do peixe: desde o preparo inteiro ou em postas, à produção de filé; o aproveitamento da pele para a confecção de couro de tilápia, usado no artesanato; e o uso das vísceras na extração de óleo. A experiência também incluiu uma visita ao canteiro de vegetais, onde os participantes literalmente colocaram a mão na terra, plantando novas sementes de aprendizado e esperança.
O encerramento do workshop foi marcado por um momento simbólico e espiritual às margens do Rio São Francisco (Opará), onde todos puderam contemplar o pôr do sol e participar da vivência de toantes cantados, celebrando a força da natureza, da ancestralidade e da cultura indígena.
Viva a força encantada da economia criativa que transforma saberes em futuro!
VEJA FOTOS:
VEJA MAIS FOTOS ATRAVÉS DO LINK ABAIXO:
https://drive.google.com/drive/folders/16z6N0cMAwBU6HUBNx4klyGhwZGymijjN?usp=sharing
Por Divulgação | Fotos: Alex Santos

































