O Congresso Nacional vai retomar as atividades parlamentares nesta terça-feira (1º) em meio às negociações avançadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fechar um acordo com o centrão que lhe garanta uma base sólida na Câmara dos Deputados.
As conversas iniciadas para garantir esse apoio na Câmara já levaram o deputado Celso Sabino (União-PA) para o Turismo e devem conduzir os também deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o primeiro escalão de Lula.
A semana começa com o Presidente Lula cumprindo agenda de conversações com ministros e aliados da base governista no Congresso, é possível que ainda nesta segunda-feira (31) o Presidente anuncie o nome do deputado Silvio Costa Filho para o Ministério dos Esportes.
Pernambuco já ocupa três ministérios no governo Lula com André de Paula na pasta da Pesca, Luciana Santos de Ciências e Tecnologia e José Mucio na Defesa. Confirmando o anúncio de Silvio Costa para os Esportes, o Estado ficará com quatro ministérios.
Com a ida de Silvio Costa Filho para o ministério dos Esportes, o governo Lula se iguala ao do ex-presidente Michel Temer com pernambucanos na Esplanada dos Ministérios. O governo Temer tinha Fernando Filho em Minas e Energia; Mendonça Filho na Educação; Bruno Araújo na pasta das Cidades e Raul Jungmann o ministério da Defesa.
Silvinho como é conhecido no meio político, é visto com grande capacidade de articulação, por essa razão o Presidente Lula o levará para ocupar pasta importante de seu Governo, sem falar que a ideia é atrair o público jovem com projetos na área esportiva e ações permanentes.
A chegada de Silvinho ao ministério dos esportes no Governo Federal além de atrair o Republicano para a base de aliados na Câmara dos Deputados, é possível que uma boa parte da ala dos evangélicos fique próximo do Governo. Isso porque quem assumirá a vaga de Silvinho será o suplente Ossesio Silva.
Via Didi Galvão