A Rede Estadual de Educação de Pernambuco está com as matrículas abertas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o segundo semestre. As turmas abrangem tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio e estão disponíveis em mais de 500 escolas, incluindo áreas urbanas, rurais, territórios indígenas e quilombolas. As aulas terão início no dia 24 de julho.
Os interessados em se matricular devem comparecer à secretaria da unidade de ensino desejada, portando os seguintes documentos:
Cópia e original da Certidão de Nascimento, RG ou CNH;
Cópia e original do CPF;
Original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou (se já tiver estudado);
Comprovante de residência com CEP;
Foto 3×4 recente.
A idade mínima para a matrícula é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
A EJA visa proporcionar inclusão educacional e social a indivíduos que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. “Essa modalidade oferece uma nova oportunidade de aprendizado, permitindo que esses cidadãos adquiram conhecimentos fundamentais, desenvolvam habilidades essenciais e melhorem suas perspectivas de empregabilidade. Além disso, contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e social, fortalecendo a cidadania e a participação ativa na comunidade”, destaca Jeane Lima, gerente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).
Para mais informações, os interessados podem ligar para os números (81) 3183-8762 e (81) 3183-8742.
Importância da EJA
A EJA desempenha um papel crucial na inclusão social e educacional de jovens e adultos que, por diversos motivos, não puderam concluir seus estudos anteriormente. Ao oferecer uma segunda chance de aprendizado, essa modalidade contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, permitindo que todos tenham acesso à educação de qualidade e possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Via PE Notícias