A Série 20 foi uma linha de veículos utilitários de grande porte produzidas pela General Motors do Brasil no período de 1985 a 1997, sob a marca Chevrolet. A linha era composta por versões pickup, de cabine simples ou dupla, com caçamba longa ou curta, e dois SUV de 3 (Chevrolet Bonanza) ou 5 portas (Chevrolet Veraneio).
A nomenclatura das pickups era de acordo com o combustível utilizado: D-20 para as versões a diesel, A-20 para as versões a álcool (etanol) e C-20 para as versões a gasolina.
Em 1993, ocorreu uma nova reformulação no visual, com o emprego de faróis no formato trapezoidal, uma nova grade dianteira e um novo painel frontal. Neste mesmo ano vieram inovações mecânicas como a direção hidráulica progressiva Servotronic (opcional), embreagem com acionamento hidráulico, melhorias na suspensão, novo tanque de combustível plástico com capacidade de 126 litros, novo posicionamento do filtro de ar priorizando a captação do ar externo, reforço no chassis similar ao do caminhão leve D-40, entre outras modificações.
Em 1997, as pickups são descontinuadas, para ceder o lugar à Silverado, de desenho mais moderno e acabamento mais luxuoso, que embora mecanicamente similar e com bons índices de vendas, nunca viria a repetir o sucesso de suas antecessoras.
Recentemente Uma GM D-20 Deluxe foi encontrada por um caçador de carros raros em uma garagem após ficar praticamente 0km por mais de 25 anos de sua fabricação em 1991, carros nessas condições valem verdadeiras fortunas, segundo matéria do jornal Estado de Minas, um exemplar semelhante a encontrada foi colocado a venda há alguns anos por R$ 100 mil reais.
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Por Mundo Fixa