O Governo de Pernambuco prepara um novo concurso público para contratação de servidores efetivos concursados para uma das áreas mais importantes do Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A Secretaria de Administração do Estado já recebeu ofício da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco para a abertura do concurso público.
Segundo fontes no órgão, sob reserva de sigilo jornalístico, há décadas o DER está sucateado e sem realizar a reposição dos funcionários efetivos que se aposentam ou morrem.
“As gestões de Eduardo Campos e Paulo Câmara preferiram terceirizar para empresas privadas as atividades-fim do DER como planejamento, supervisão e fiscalização de obras públicas em estradas”, diz a fonte.
Não há data definida para o novo concurso, mas a principal categoria beneficiada deve ser de engenheiros.
A Secretaria de Administração do Estado irá estudar uma nova estrutura de cargos efetivos, por concurso, para o órgão, bem como a liberação de recursos orçamentários e financeiros para contratação de novos servidores.
A reforma de estradas estaduais, as PEs, já foi elencada como prioridade de gestão pela governadora Raquel Lyra (PSDB). O DER é a autarquia responsável pela construção de estradas estaduais.
O ex-governador Paulo Câmara (PSB) chegou a anunciar um plano de R$ 2 bilhões para reconstrução de estradas, o Plano “Caminhos de Pernambuco”, depois repaginado como Plano “Retomada”, mas poucas obras foram à frente na gestão anterior.
Do Blog do Jamildo