22/12/2024 02:20

A situação de Danilo Cabral se não subir nas pesquisas na disputa pelo governo de Pernambuco

Compartilhe:

Oito dias mais. Dez no máximo. É o prazo que aliados da Frente Popular estão dando para que Danilo Cabral (PSB) reaja nas pesquisas.

Depois disso, vão “procurar outra freguesia”. A data, estipulada por uma fonte de um partido aliado do PSB, bate com o que a coluna já havia escrito sobre a disposição desses apoios esperarem até duas semanas de guia eleitoral para dar a chance de Danilo ficar conhecido e escalar nas intenções de voto.

Com os programas eleitorais no ar desde o último dia 26, a tensão tem aumentado e, depois do feriado de sete de setembro, haverá definição.

Quem aproveita Lula

Nas pesquisas internas feitas pelos partidos, o que já se percebeu é que Teresa Leitão (PT) está capitalizando o apoio de Lula (PT) em Pernambuco, mas Danilo não consegue acompanhar o ritmo.

É como se o eleitor acreditasse na referência em relação à candidata ao Senado, mas não “botasse fé” na proximidade entre o socialista e o líder petista.

O próprio Lula contribuiu muito para isso, demonstrando pouca afinidade com Danilo na pré-campanha, enquanto aparecia sempre muito próximo de Marília Arraes (SD).

Prefeitos

O fiador de muitos acordos entre prefeitos do interior ou candidatos a deputado e a chapa de Danilo é o governador Paulo Câmara (PSB).

Há quem acredite que alguns desses prefeitos vão aguardar um direcionamento de Paulo antes de decidirem para onde vão, caso tenham que “desembarcar”.

Segundo uma fonte que conversou com a coluna, terá que ser “alguém em quem Paulo confie e não há opções assim entre os adversários”.

Por Igor Maciel/JC

Compartilhe:

Fale conosco