Candidato ao Senado se reuniu com lideranças do setor e destacou potencial do estado
O candidato do Senado e ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, se reuniu nesta quarta-feira (31.08), em Recife, com o representantes do trade turístico de Pernambuco. Durante o encontro, o grupo, formado por empresários e trabalhadores do setor, ouviu de Gilson uma palavra de apoio e de comprometimento com as demandas e gargalos encontrados pelo segmento.
Gilson Machado foi ministro de Bolsonaro de dezembro de 2020 a março de 2022 e ressaltou algumas de suas ações que ajudar o Brasil e Pernambuco. “Já mostrei como presidente da Embratur e como ministro do Turismo que tenho todos os atributos para seguir atendendo as demandas do estado e da população”, disse. “Só no Ministério do Turismo deixei mais de 3.200 obras em andamento. Também foi minha ideia a isenção de vistos para países emissores de turistas, como USA, Canadá, Japão e Austrália”, declarou.
Quando era ministro do Turismo, Gilson Machado colecionou alguns outros feitos, como reconhecer o Forró e revalidar o Frevo e a Ciranda do Nordeste como Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil. Por meio da Lei Aldir Blanc, estados e municípios tiveram acesso a recursos para incentivo ao setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Somente para Pernambuco foram destinados, em 2020e 2021, R$ 143,4 milhões para artistas. Durante sua atuação no MTur, conseguiu a introdução do combustível JET-A na aviação brasileira, já comercializado no mercado internacional (articulação com ANP). O produto substituiu o JET-A1, que é mais caro.
Gilson também atuou para a isenção de tributos federais de importação de veleiros novos e autorização da importação de veleiros e jetskis usados, o que vai gerar empregos e desenvolvimento do Turismo no Brasil. Atuou para o reconhecimento do condutor de turismo náutico como profissão na Classificação Brasileira de Ocupações. Gilson também lançou o curso pelo Método Would You Like para capacitação em inglês de profissionais do turismo. “Moro há 54 anos em Pernambuco, conheço o estado de ponta a ponta, sou médico veterinário, produtor rural, radiodifusor, músico, atuo no turismo há 30 anos e estou preparado para essa nova etapa”, afirmou.
Por FalaPE