O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o objetivo do encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi restabelecer as “relações democráticas” com o país. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, a relação entre Brasil e EUA estava “truncada” durante o governo Bolsonaro.
“Nós combinamos de que vamos trabalhar muito fortemente na democracia em todos os fóruns que nós participarmos e, ao mesmo tempo, vamos estreitar a relação Brasil-Estados Unidos, que estava um pouco truncada”, disse Lula em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, transmitida neste sábado (11.fev.2023).
O petista ressaltou que não foi aos EUA pedir ajuda financeira à Biden para o Fundo Amazônia. No encontro, o governo norte-americano ofereceu US$ 50 milhões como contribuição para o fundo. O valor ficou aquém do esperado pela comitiva brasileira, conforme apurou o Poder360.
“Eu, quando vim para os Estados Unidos, eu não vim na ideia de que nós iríamos fazer um grande acordo, porque nós não viemos para fazer um grande acordo. Nós viemos para reestabelecer relações democráticas entre Brasil e Estados Unidos”, disse Lula.
Segundo o chefe do Executivo, a discussão foi sobre tratar o Brasil internacionalmente como um país com elevado “potencial de transição ecológica”. Ele falou sobre a importância de compartilhar com as demais nações a possibilidade de realizar pesquisas na Amazônia. Segundo ele, é preciso estudar a biodiversidade da floresta para transformar esses resultados em riqueza para os moradores da região.
Lula afirmou que seria importante levar Biden à Amazônia. O presidente dos Estados Unidos aceitou o convite para visitar o Brasil, mas o chefe do Executivo brasileiro disse que não sabe quando isso deve ocorrer.
“Se ele fosse ao Brasil, seria importante. Primeiro que ele conhecesse o potencial industrial brasileiro, o potencial energético brasileiro. E depois seria importante conhecer um pouco a Amazônia para ele ver do quê que nós estamos falando, quando estamos falando de preservar a Amazônia de verdade, de preservar o Pantanal, de preservar o nosso bioma”, disse.
Via Didi Galvão