Petrolândia Notícias – TCE suspende licitação de Raquel para passarelas na região metropolitana do Recife

TCE suspende licitação de Raquel para passarelas na região metropolitana do Recife

27 de fevereiro de 2026 Postado em: Destaques Pernambuco Pernambuco Notícias Política Sertão Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin

Sem alarde, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu mais uma licitação estratégica da gestão Raquel Lyra (PSD). Desta vez, o procedimento suspenso era para “requalificação de passarelas na Região Metropolitana do Recife”.

A licitação estava sendo conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco (SEDUH).

O orçamento estimado era de R$ 6.668.954,65 considerados pelo Governo do Estado “fundamentais para a mobilidade e segurança de pedestres”, na RMR.

A denúncia partiu de uma das empresas que participava da licitação.

Os auditores do TCE concordaram com parte das denúncias da empresa.

“Não é razoável tal nível de detalhamento em exigências de execução de serviços específicos. Normalmente, qualquer pintura é antecipada por lixamento. A exigência de lixamento, no edital, deve ser afastada”, apontou o parecer técnico dos auditores do TCE.

O relator do processo, conselheiro Ranilson Ramos, acatou o parecer técnico dos auditores do TCE e suspendeu a licitação governamnetal.

Os auditores indicaram o “deferimento de medida liminar para suspensão do ato que desclassificou a empresa requerente e de todos os atos posteriores”.

A decisão é monocrática e ainda será analisada pela Primeira Câmara do TCE, composta por três conselheiros. Ainda cabe recurso do Governo do Estado, no próprio TCE.

Nos bastidores, já foi revelado que a governadora Raquel Lyra tem como plano entregar muitas obras na região metropolitana do Recife em 2026. A avaliação é estratégica, pois Recife é reduto do prefeito João Campos (PSB), potencial adversário da governadora na eleição.

Ano passado, alguns membros do Governo do Estado reclamaram, até publicamente, que cautelares do TCE estariam supostamente paralisando projetos do Executivo estadual. Os membros do TCE já negaram qualquer intenção política nas decisões cautelares.

Fica aberto no Blog PN o espaço para o Governo, caso queira prestar mais esclarecimentos sobre a decisão do TCE.

Via Blog do Jamildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.