Paula Rubens lança “Águas Passadas” em evento promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia
21 de fevereiro de 2026 Postado em: Cultura Destaques Pernambuco Pernambuco Notícias Petrolândia - PE Petrolândia Notícias Petrolândia-PE Sertão Nenhum comentário
Escritora Paula Rubens autografando livros no lançamento de Águas Passadas/Foto: Beto Design – Assessoria da Prefeitura de Petrolândia (ASCOM)
O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia realizou, na manhã desta sexta-feira (20), o lançamento do livro Águas Passadas – da pré-história a 1988: Petrolândia em recortes de jornais, de autoria da pesquisadora e memorialista Paula Rubens. O evento aconteceu na Biblioteca Gilberto Menezes em Petrolândia-PE, reunindo moradores, pesquisadores e interessados na história local.
A obra apresenta um amplo panorama da trajetória de Petrolândia, reunindo registros da imprensa ao longo de mais de um século. O livro percorre desde vestígios da pré-história e a formação da antiga Jatobá, passando por períodos de seca, implantação da ferrovia, conflitos políticos e visitas presidenciais, até as transformações urbanas e o deslocamento da população com a construção da Barragem de Itaparica, culminando no desaparecimento da velha cidade em 1988.
Durante o lançamento, a autora destacou o processo de pesquisa e organização da obra, ressaltando que o livro vai além de uma cronologia de fatos, propondo uma leitura crítica da história a partir dos jornais e dialogando diretamente com a memória coletiva dos petrolandenses.
Na ocasião, também foi anunciado o Clube do Livro Águas Passadas, iniciativa que promoverá encontros virtuais para leitura compartilhada e debates sobre a história do município.
A renda obtida com a venda dos exemplares será revertida em favor do instituto, que neste ano celebra 10 anos de atuação na preservação e valorização da memória histórica de Petrolândia.
VEJA VÍDEO:
VEJA FOTOS:
Por Redação | Fotos: Beto Design




















Deixe um comentário