Foto: PCPE/divulgação e do G1
Policiais civis de Pernambuco, por meio da 211ª Delegacia de Polícia em Cabrobó (Sertão do São Francisco) prenderam nessa sexta-feira (13) um integrante do Comando Vermelho. A ação ocorreu conjuntamente com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), onde a facção criminosa é instalada.
Informações divulgadas pela grande imprensa do país dão conta de que o homem é cunhado do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Os mandados judiciais foram expedidos por tribunais de Justiça de outros Estados, decorrentes de condenações e investigações relacionadas ao tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Beira-Mar é considerado o principal responsável pela aquisição de drogas para o Comando Vermelho e sua distribuição no atacado. De acordo com as investigações, o cunhado dele cuidava da manutenção de rotas, negociação com produtores e inspeção da qualidade da droga fornecida por Beira-Mar para diversas comunidades do Rio. O primeiro eixo de seu negócio criminoso, com centro em Mogi das Cruzes (SP), organiza as rotas que passam pelo Centro-Sul do país, articulando-se com Paraguai, Bolívia e Colômbia.
A captura do cunhado de Beira-Mar foi realizada após trabalho integrado de inteligência e monitoramento interestadual. Informações estratégicas indicavam que o investigado estaria na região com o objetivo de negociar grande volume de entorpecentes, buscando ampliar a atuação da facção criminosa no Sertão pernambucano.
Recambiamento
A ação foi coordenada pelo delegado titular da 211ª Delegacia de Polícia de Cabrobó, Lucas Vieira Torres, sob supervisão do delegado seccional da 25ª DESEC, Lamartine Salvador Fontes Filho, contando ainda com apoio operacional da PCRJ. Após a prisão, o capturado foi apresentado para os procedimentos legais cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça para realização de audiência de custódia e posterior recambiamento ao Estado de origem.
Via Carlos Britto
































