Petrolândia Notícias – 'É como recomeçar a carreira', diz Claudia Raia sobre retorno aos palcos em musical

‘É como recomeçar a carreira’, diz Claudia Raia sobre retorno aos palcos em musical

29 de setembro de 2021 Postado em: Destaques Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin

Cláudia Raia – Foto: Divulgação/Vinicius Mochizuki

A última vez que Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello colocaram os pés em um palco foi em março de 2020, em Portugal, com a peça “Conserto para Dois, o Musical”. Um ano e meio depois, o casal retorna ao teatro pela primeira vez e com o mesmo espetáculo, desta vez em São Paulo, em estreia nesta sexta (1º).

Cláudia Raia – Foto: Divulgação/Vinicius Mochizuki

A última vez que Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello colocaram os pés em um palco foi em março de 2020, em Portugal, com a peça “Conserto para Dois, o Musical”. Um ano e meio depois, o casal retorna ao teatro pela primeira vez e com o mesmo espetáculo, desta vez em São Paulo, em estreia nesta sexta (1º).

“Voltar é uma alegria imensa, incomensurável. Trazer um pouco de entretenimento, alegria, risada e sonho para um público que está trancado em casa é gratificante”, afirma Claudia Raia à Folha de S.Paulo.

Casados desde 2018, Claudia e Jarbas se dizem ansiosos pelo retorno. “É como começar de novo”, afirma Jarbas. “Começando a carreira de novo”, interrompe Claudia, rindo, sobre a situação inédita na trajetória de ambos, que ficaram 18 meses longe dos palcos.

Eles contam que, durante a pandemia, reformularam o espetáculo “para deixá-lo mais ágil”. E voltaram a ensaiar intensamente há duas semanas, de cinco a seis horas por dia, pois dizem que perderam o ritmo.

“Estamos correndo atrás do fôlego e da agilidade perdidos, porque é um espetáculo dinâmico. Nós dançamos, cantamos e interpretamos 12 personagens. É difícil para o ator manter essa agilidade”, diz Claudia. “A equipe técnica também saiu do ritmo, estamos todos retomando o fôlego”, acrescenta.

Inspirados em “O Mistério de Irma Vap”, espetáculo que ficou por anos em cartaz e onde Marco Nanini e Ney Latorraca se revezavam em diversos papeis com trocas de figurinos super rápidas, Claudia e Jarbas pediram a Anna Toledo, que escreveu o texto, para fazer uma “Irma Vap” musical.

“Dormimos achando que ia ter espetáculo e acordamos com o país todo fechado”, conta a atriz. “Tivemos que colocar nosso cenário enorme e os figurinos em um container, porque tínhamos 24 horas para sair do país”, completa Jarbas.

“Desde então, nunca mais voltamos aos palcos”, completa a artista

‘Estar em cena é um ato político’

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello lamentam a situação atual da cultura na administração do presidente Jair Bolsonaro.

“Muito difícil, muito triste. A cultura está esfaqueada no hospital, nas últimas. Uma pena que estamos andando para trás”, diz a atriz, que continua. “A arte sempre foi resistência. Nosso ato político é justamente estar em cena. Parado não conseguimos fazer muita coisa, mas em cena, é um ato político.”

Jarbas concorda. “Já passamos por coisas parecidas e sempre resistimos”, diz. “E sempre apontamos um caminho, a arte tem o poder de espelhar a sociedade e de fazer as pessoas se enxergarem no palco. Essa é a função da arte. Governos passarão, a arte vai ficar.”

Claudia Raia muda de assunto e fala da série que fará no ano que vem. A atriz deixou o elenco de “Além da Ilusão” (Globo), novela onde faria o papel da mãe de Larissa Manoela, para abraçar um papel “ótimo” em uma série sobre a qual ainda não pode dar detalhes.

“Foi uma atitude do [diretor José Luiz] Villamarim [de realocar a atriz]. Ele queria muito que eu fizesse a série. Se eu fizesse a novela, não poderia fazer outra coisa. Vai ser para o primeiro semestre de 2022.”

Mais acostumada a fazer novelas e peças, Claudia Raia diz que fazer uma série é um desafio animador. “O ator que gosta do seu ofício, como é meu caso, está sempre em busca de novos e bons personagens.”

Por Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.