09/02/2026 06:57

Sapo com cerca de 2 kg, encontrado em Itabirito, chama atenção em rede social

Compartilhe:

Um sapo gigante foi encontrado na manhã de domingo (13/3) pelo vereador Léo do Social, da cidade de Itabirito, no Bota, localidade onde fica a casa do parlamentar. “Quando fomos cuidar dos bichos domésticos, ao abrir a torneira, nos deparamos com esse ‘sapo ou perereca’ com quase 2 quilos”, afirmou ele.

De acordo com Léo, no início, foi um susto. “Mas depois levei ele para um lugar seguro e o deixei seguir no ‘sigilo da natureza’”, afirmou.
Mas que bicho é esse?
A reportagem encaminhou a foto do sapo encontrado pelo vereador para a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Itabirito. O órgão municipal, então, enviou a imagem para um biólogo. Segundo o especialista, trata-se de um sapo-boi, também conhecido como sapo-cururu ou jururu. “É difícil ver um animal grande assim porque as pessoas não o deixam chegar a esse tamanho”, disse o biólogo, que afirmou que esse animal não está ameaçado de extinção.

Segundo o site da Prefeitura de Goiânia (GO), sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos. São, portanto, poderosas armas de defesa contra os mosquitos transmissores de doenças, especialmente a dengue.
Lenda
O sapo-boi, especificamente, possui toxinas. Contudo, uma das maiores mentiras contadas sobre esse animal diz respeito à sua capacidade de esguichar veneno. Segundo especialistas, isso não é verdade.

O veneno não sai do animal de forma voluntária. De acordo com o Instituto Butantan, é preciso que suas glândulas sejam pressionadas e, mesmo assim, a toxina não é jorrada com pressão.

Tal mentira quanto a sua periculosidade pode prejudicar a espécie. Pessoas podem matá-lo por achar que ele irá lançar “leite” (nome dado popularmente ao seu veneno) nos olhos dos “inimigos”.

Todavia, animais de estimação, como cães, podem correr risco, uma vez que há possibilidade de envenenamento caso mordam um sapo-boi.

Via Mariana.Portaldacidade

 

Compartilhe:

Fale conosco