Petrolândia Notícias – Tradicional Missa do Vaqueiro em Serrita, pode não acontecer após 45 anos

Tradicional Missa do Vaqueiro em Serrita, pode não acontecer após 45 anos

3 de julho de 2015 Postado em: Destaques Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin
https://i3.wp.com/www.josildosa.com.br/upload/missa%20do%20vaqueiro.jpg?ssl=1
A tradicional Missa do Vaqueiro deste ano, em que se deveria comemorar seus 45 anos de realização, o evento, que reúne milhares de pessoas no município de Serrita, no Sertão pernambucano, pode não acontecer.


Além da redução no repasse de verbas do Governo do Estado para a Fundação Padre João Câncio, responsável pela produção, a Empetur alegou não ter condições para as reformas necessárias para receber o público no Parque Estadual João Câncio, onde a Missa é celebrada e também onde acontecem os shows da parte profana da festa.

Visitantes de todo o Nordeste prestigiam a festa, lotando todas as hospedagens da cidade e dos municípios vizinhos, como Salgueiro, Exu, Parnamirim e Moreilândia, além de movimentar o fluxo do comércio local.

De acordo com os organizadores do evento, a diminuição em 30% do montante de recursos repassados é até contornável, mas a completa falta de infraestrutura em um equipamento de responsabilidade da Secretaria de Turismo do Estado e da Empetur inviabilizam qualquer iniciativa.

“O pior é a falta de interesse, o desprezo. A Empetur chegou a recomendar o cancelamento do evento, sem buscar nenhuma alternativa para reverter essa situação”, diz Helena Câncio, coordenadora da Missa do Vaqueiro.

Turismo regional sem atenção

Desde o ano passado a Fundação Padre João Câncio vem tentando junto ao Governo do Estado, que patrocina a Missa através da Secretaria de Turismo e da Empetur, a ideia de desenvolver a infraestrutura da cidade – começando pela reforma do Parque Estadual João Câncio, onde a Missa é celebrada – e da criação de uma rota turística.

“A ideia seria traçar um itinerário que passasse por cidades importantes do centro do Sertão para a história dos vaqueiros. Essa seria uma boa forma de apresentar mais sobre essa cultura, muitas vezes não valorizada, ao Nordeste e ao Brasil”, afirma Helena Câncio.

Considerado o maior evento cultural dos Sertões, a Missa do Vaqueiro é conhecida por mesclar o tradicional e o profano. No ano passado recebeu um público de aproximadamente 70 mil pessoas. Como de costume, os visitantes puderam conferir inúmeras atrações nos dias que antecedem a missa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Entre elas, vaquejadas, pegas de boi, exposição de artesanatos e shows de artistas regionais e locais, como Gabriel Diniz, Josildo Sá, Quinteto Violado, Dorgival Dantas, Sela Rasgada e Coral Aboios.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.