Após as fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde o domingo (22), 16 municípios estão com risco de deslizamentos de barreiras, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Nesta quarta-feira (25), um homem morreu e um casal está desaparecido após barreiras deslizarem em Olinda.
De acordo com o Cemaden, são 11 municípios com risco alto de deslizamentos e cinco com risco moderado. O risco é alto no Recife, em Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, na Região Metropolitana, e em Goiana, na Zona da Mata Norte.
Também há risco moderado de deslizamentos em Barreiros, Rio Formoso e Sirinhaém, na Mata Sul; Nazaré da Mata, na Mata Norte; e Itamaracá, na Região Metropolitana.
Em Olinda, 19 barreiras deslizaram e deixaram quatro pessoas feridas e uma morta. Um casal que mora na cidade desapareceu após a casa em que eles moravam ser atingida por uma barreira que deslizou na madrugada desta quarta-feira. Moradores ajudam as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no trabalho nas buscas por Rosemary Oliveira da Silva, de 44 anos, e Sérgio Pimentel dos Santos, de 54 anos, que continuaram ao longo da noite.
Cães farejadores são utilizados para tentar encontrar o casal em meio aos escombros. Entretanto, segundo os bombeiros, o trabalho é difícil por causa da dificuldade de acesso ao local em que a barreira deslizou e porque ainda há risco de novos deslizamentos. Os trabalhos foram suspensos várias vezes por causa do risco.
Desabrigados e desalojados
A combinação de chuva e maré alta deixou moradores ilhados na Região Metropolitana. Abreu e Lima decretou situação de emergência. Segundo o balanço divulgado às 18h desta quarta (25) pela Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), ao menos 415 pessoas ficaram desabrigadas e 37 estão desalojadas no estado.
O balanço do governo estadual aponta que, no Recife, 265 pessoas estão desabrigadas e 23 ficaram desalojadas e que, em Olinda, 150 pessoas estão desabrigadas. Em Camaragibe, duas pessoas ficaram desalojadas e, no município de Xexéu, 12 pessoas estão desalojadas.
Às 21h desta quarta (25), a Prefeitura de Olinda atualizou os dados sobre o município e informou que, na cidade, 190 pessoas estão desabrigados por conta da chuva, o que deixa maior o total de pessoas nessa situação no estado.
Volume de chuvas
Olinda foi o município da Região Metropolitana onde mais choveu. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foram 207 milímetros em apenas 24 horas. O esperado para o mês inteiro são 325 milímetros. Isso significa que, em um dia, choveu uma quantidade esperada para 20 dias do mês de maio.
Do G1































