Petrolândia Notícias – Velho Chico tem previsão de boas chuvas, diz diretor de Operação da Chesf

Velho Chico tem previsão de boas chuvas, diz diretor de Operação da Chesf

27 de novembro de 2020 Postado em: Destaques Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin

A previsão meteorológica para a Bacia Hidrográfica do São Francisco é de boas chuvas neste período úmido, que começou em novembro deste ano e segue até abril de 2021. Com isso, o Nordeste fica na expectativa de que sua maior barragem, a de Sobradinho, na Bahia, possa acumular volume de água similar a este ano, quando alcançou 94% de seu volume útil.

Hoje (27), o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista ao Programa de Carlos Britto, na Rural FM, de Petrolina (PE), informou que o Reservatório de Sobradinho está com 54% de sua capacidade, o que é considerado bom para aguardar as próximas chuvas. “Bem diferente da situação de 2015, quando chegamos a 1% nesta época”, disse.

Ele destacou a extrema segurança da barragem de Sobradinho, atestada inclusive por órgãos externos, que está preparada para o período chuvoso. “Estamos fazendo a operação de Sobradinho com plena segurança”, disse Franklin.

O diretor explicou que a vazão atual a partir do Reservatório de Sobradinho é de 2.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) e neste fim de semana, (28/11), vai ficar mais baixa, com 1.700 m³/s – este mês de novembro, já chegou a ser 2.900 m³/s. “O Nordeste está atualmente exportando energia elétrica para as regiões Sul e Sudeste. Como a geração eólica da Região está bastante positiva, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pode tomar essa decisão de reduzir a produção de energia pelas hidrelétricas”, explicou.

João Henrique Franklin acrescentou que a situação, entretanto, é variável e poderá haver novo aumento de vazão dentro dos patamares operativos regulares. “Passamos muitos anos com o rio seco, agora o Rio São Francisco está reocupando sua calha”.

O diretor afirmou que a situação do Nordeste, com água em Sobradinho e possibilidades de chuvas na Bacia Hidrográfica do São Francisco é extremamente positiva e motivo de orgulho para os nordestinos poderem contribuir, significativamente, para o abastecimento energético do País.

Via PA4/Ozildo Alves


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.