Petrolândia Notícias – Ovos de dinossauro de 66 milhões de anos são encontrados na Espanha

Ovos de dinossauro de 66 milhões de anos são encontrados na Espanha

16 de novembro de 2021 Postado em: Destaques Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin

Ovo de titanossauro encontrado no nordeste da Espanha – Foto: Carmen Nuñez Lahuerta/Universidade de Aragoza

Arqueólogos desenterraram 30 ovos de dinossauro que estavam incrustados em uma rocha de 2 toneladas em Loarre, nordeste da Espanha. A escavação começou em 2020, mas a descoberta aconteceu em setembro deste ano.

Os ovos, que segundo os pesquisadores possuem aproximadamente 66 milhões de anos, têm cerca de 15 cm de diâmetro e foram encontrados em ótimo estado de conservação. A escavação durou 50 dias, e, no final, o ninho foi removido com uma escavadeira.

A equipe de paleontologistas liderada pelo grupo Aragosaurus-IUCA da Universidade de Aragoza acredita que ainda podem existir cerca de 70 ovos dentro da rocha.

Estudos preliminares mostram que os ovos são da espécie titanossauro. O herbívoro de cauda longa e pescoço que chegava a 20 metros de comprimento foi um dos maiores dinossauros que habitaram a Terra e viveu até o período Cretáceo.

A pesquisa é subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e pelo Ministério de Ciência e Inovação da Espanha. Com as descobertas ela recebeu financiamento necessários para os próximos três anos.

Por Leonam Souza/FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.