Petrolândia Notícias – Óleo recolhido em praias é transformado em carvão por pesquisadores da Ufba

Óleo recolhido em praias é transformado em carvão por pesquisadores da Ufba

22 de outubro de 2019 Postado em: Destaques Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin
(Foto: divulgação)

O petróleo cru retirado das praias do Nordeste está sendo transformado em carvão granulado por um projeto desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo está analisando se o carvão tem poder de queima, se pode mover motores em fábricas e ainda se existe a possibilidade de utilizar a mistura em asfalto e blocos de construção.

Na fase experimental, os pesquisadores processaram 40 kg do óleo bruto e o transformaram em carvão granulado. O processo dura cerca de uma hora. Inicialmente o óleo é lavado com álcool etanol e acetona, em seguida, produtos naturais que agem como bioaceleradores e biofinalizadores são adicionados.

Conforme o estudo, os produtos não são agressivos nem para o meio ambiente e nem para os seres humanos. O procedimento ainda deixa o óleo menos tóxico, de acordo com os pesquisadores.

Via Varela Notícias
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.