O povo indígena Pankará Serrote dos Campos, enraizado no Sertão pernambucano, no município de Itacuruba, realiza nesta terça-feira (28), uma manifestação na PE-422 em protesto contra a atuação de uma mineradora de calcário na região.
Segundo vídeo publicado nas redes sociais pela cacique Lucélia, a empresa Era Mar Ltda. estaria tentando explorar uma área dentro do território indígena, com o apoio da CPRH e do Governo do Estado de Pernambuco. A liderança denuncia que a mineradora está invadindo um território sagrado e ancestral, onde vivem famílias indígenas há gerações.
Durante o protesto, a cacique Lucélia, representante da aldeia Serrote dos Campos, afirmou que os órgãos ambientais e governamentais estariam impondo restrições à comunidade, proibindo a caça, a pesca e a livre circulação dentro das próprias terras.
Em um trecho do vídeo, ela expressa profunda indignação e faz um apelo à sociedade:
“Estão invadindo nosso território sagrado, desrespeitando nossos ancestrais e nossos direitos. Que país é esse onde a justiça não protege o povo indígena? Precisamos da união de todos para defender o que é nosso por direito.”
Assista o vídeo:
O Blog do Elvis entrou em contato com a Prefeitura de Itacuruba e com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para verificar a legalidade das operações da mineradora e obter esclarecimentos sobre as denúncias.
Via Blog do Elvis


































