05/02/2026 17:11

ABTV 2 da TV Asa Branca exibe reportagem sobre impasse em escola indígena de Petrolândia com vídeos do Blog PN

Compartilhe:

O impasse envolvendo a Escola Sandálias do Pescador, localizada na zona rural de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi destaque na edição desta quarta-feira (10) do ABTV 2, telejornal da TV Asa Branca, afiliada da TV Globo.

Na manhã de terça-feira (9), a reportagem do Blog PN Petrolândia Notícias esteve na unidade escolar acompanhando uma reunião entre representantes da Secretaria de Educação do Estado e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), realizada na tentativa de solucionar o conflito entre as aldeias Taboa Pankararu do Brejinho da Serra e Kambiwá.

A escola está sem aulas há mais de vinte dias, uma vez que membros das duas comunidades ocupam o prédio em regime de 24 horas. O ponto central do impasse é a coordenação da unidade, que passou recentemente pelo processo de estadualização — antes era administrada pelo município.

Embora a direção pertença oficialmente à aldeia Taboa Pankararu, existia um acordo anterior para divisão de vagas de trabalho entre as aldeias, entendimento que não vem sendo respeitado atualmente. Tanto os Pankararu quanto os Kambiwá reivindicam a coordenação integral da escola.

Apesar da reunião, não houve acordo, e a situação permaneceu tensa, sendo necessária a intervenção da Polícia Militar. Até o momento, não há previsão para o retorno das aulas.

Os vídeos exibidos na reportagem do ABTV 2 foram produzidos pelo repórter e blogueiro Alex Santos, do Blog PN Petrolândia Notícias, que acompanhou a situação de perto.

VEJA VÍDEO:

Por Redação | Vídeo: TV Asa Branca

Compartilhe:

Fale conosco