05/02/2026 10:48

PT de Petrolândia anuncia nova diretoria com maioria feminina; dirigentes destacam desafios e futuro em entrevista ao Podcast do PN

Compartilhe:

Foto: Ana Paula

Em um momento de transição e renovação, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Petrolândia, Pernambuco, celebra a eleição de sua nova diretoria, majoritariamente composta por mulheres. A posse, que acontecerá no próximo sábado, dia 6 no Espça Vip, promete ser um evento inédito, reunindo lideranças e militantes de todo o Sertão de Itaparica.

Em uma entrevista na noite desta terça-feira (2) ao podcast do PN, o trio que irá comandar o partido nos próximos anos discutiu os desafios superados e as metas para o futuro. O atual presidente, Daniel Filho, que deixa o cargo após dois mandatos, relembrou os tempos difíceis que marcaram sua gestão. “Pegamos o momento mais penoso para o Partido dos Trabalhadores. A época do golpe contra Dilma, a prisão de Lula e a destruição de tudo que a gente havia construído”, afirmou. Apesar das adversidades, Daniel se orgulha de deixar um legado de resiliência e união, com um partido mais forte e preparado. “Nossa militância aqui é gigantesca, histórica, e sempre esteve de mãos dadas conosco”.

A nova presidente eleita, Rayane Sale, é a segunda mulher a assumir o cargo no município e expressa a honra e o compromisso com o novo desafio. “É um imenso prazer. E esse é um desafio que é dirigir o nosso partido aqui no município”, disse. Ela destacou a importância da democracia interna do PT, onde os filiados têm o poder de eleger seus dirigentes. “Fiquei muito feliz com o resultado da eleição, mostra que a gente tem um trabalho, já vem nesse trabalho dentro do partido”.

Junto a ela, Mônica Caetano, que já ocupou o cargo de vice-presidente, retorna com a responsabilidade de fortalecer a base partidária em um cenário político complexo. “A sensação de retornar à vice-presidência dessa vez tem um simbolismo maior, né? Que a gente que sempre defendeu que as mulheres devem e podem ocupar os espaços de poder”, destacou Mônica, que é filiada ao PT desde 2003.

História e Futuro

Os entrevistados fizeram questão de resgatar a história do partido em Petrolândia, desde a luta pela ocupação da barragem nos anos 80, que garantiu o reassentamento de diversas famílias. Daniel Filho ressaltou que a luta do PT, do Sindicato Rural e do Polo Sindical garantiu a pauta dos perímetros irrigados. Além disso, a nova diretoria pretende focar em fortalecer a base, realizar plenárias e levar informações sobre conjuntura nacional e estadual aos filiados, visando o futuro do partido e a reeleição do presidente Lula em 2026.

Os dirigentes também comentaram o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, reforçando que o processo não se trata de perseguição política, mas de um triunfo da civilização sobre a barbárie. “Não estamos comemorando a prisão de um oponente. Vamos celebrar e comemorar o triunfo da civilização sobre a barbárie”, afirmou Daniel. A doutora Mônica Caetano complementou, destacando a necessidade de todos os cidadãos, inclusive ex-chefes de estado, respeitarem e cumprirem as leis. “Se cometeu condutas ilícitas, precisa ser punido por isso”, pontuou a advogada.

VEJA O VÍDEO DA ENTREVISTA COMPLETA:

Por Redação | Foto: Ana Paula

Compartilhe:

Fale conosco